FALE COM O ESPECIALISTA
Radar Imobiliário

23ª Edição – Radar Imobiliário

20/03/2023
Radar Imobiliário

23ª Edição – Radar Imobiliário

20/03/2023

Conheça as variações anuais entre bairros na participação da demanda por imóveis anunciados em nossos portais nas cidades aniversariantes do mês de março: Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).

Continuidade macro e retomada do Minha Casa Minha Vida

Assim como a maior parte dos analistas de mercado, consideramos que têm crescido a probabilidade de juros e inflação mais alta em 2023 e 2024 devido à continuidade de sinalizações do governo que deterioram a expectativa de inflação futura. Não perdemos de vista, no entanto, que são os 2 primeiros meses de um novo governo e que algumas medidas podem reverter a piora do cenário, como o lançamento de um bom novo arcabouço fiscal, a manutenção da meta de inflação e a reforma tributária. 

Para o setor imobiliário, maiores taxas de juros mantém o movimento de retração da atividade de compra e venda e criam obstáculos ao crescimento de emprego e renda, atrapalhando também o segmento de locação. Por outro lado, mais gasto público pode suavizar o arrefecimento do mercado de trabalho, o que é especialmente importante para o mercado de locação. Patamares mais altos de inflação, caso se confirmem, moderarão a desaceleração dos preços de venda e aluguel. 

Nesse mês foi retomado o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) por meio de uma Medida Provisória que ainda não especificou todos os detalhes do programa. Serão elegíveis para o programa famílias com renda familiar mensal bruta de até R$8 mil, com a promessa que o maior foco seja para a faixa 1 do programa (renda de até R$2.640,00 para a categoria urbana). 

De toda forma, o anúncio é de injeção de recursos no nosso setor, o que deve beneficiar todo segmento (de padrão) econômico. É plausível esperar maior dissipação dos efeitos do programa para além das incorporadoras/construtoras já que é também previsto financiamento de imóveis usados e aluguel social, o que deve estimular a atividade imobiliária como um todo. Com as especificações mais detalhadas teremos uma ideia melhor da magnitude dos impactos do programa no setor. 

Pedro Tenório, em nome do DataZAP+

Uma marca