As principais notícias do mercado imobiliário entre 24 e 30 de julho, comentadas por nossos especialistas.

Caixa amplia acesso ao crédito: Imóvel financiado vira garantia para novos empréstimos.
A Caixa Econômica Federal lançou o Empréstimo com Garantia de Imóvel Caixa (Home Equity), permitindo usar imóveis financiados como garantia para novos empréstimos. Essa novidade, fruto do Novo Marco das Garantias, visa desburocratizar e ampliar o acesso ao crédito no Brasil, permitindo múltiplos empréstimos com o mesmo imóvel. O valor pode chegar a 60% da avaliação do imóvel, com taxas a partir de 1,32% ao mês, e prazos estendidos para imóveis urbanos quitados ou financiados pela Caixa.
Essa iniciativa da Caixa tem um impacto significativo para o mercado imobiliário. A medida amplia o acesso ao crédito, permite movimentação patrimonial sem a necessidade de quitar totalmente o imóvel anterior e pode aquecer o mercado imobiliário. Para incorporadoras e imobiliárias é uma janela de oportunidade, já que, a medida tende a injetar mais liquidez e dinamismo no setor imobiliário, beneficiando todos os participantes, desde que atuem com estratégia e informação ao consumidor.
Índice de Lançamentos Imobiliários DataZAP: A valorização do mercado no 2º trimestre de 2025

O Índice de Lançamentos Imobiliários, julho 2025 detalha o desempenho do mercado de lançamentos imobiliários no Brasil, destacando a valorização dos preços em diversas regiões, como Belo Horizonte e Porto Alegre, que superaram o INCC no segundo trimestre de 2025. O estudo oferece uma visão abrangente das variações de preço por metro quadrado e por segmento (econômico, médio-alto padrão e luxo) em 11 regiões, fornecendo dados cruciais para a compreensão da dinâmica atual do setor.
Para corretores e imobiliárias, este cenário dinâmico abre oportunidades de negócios em mercados em valorização, com potencial para transações de maior valor em imóveis de médio-alto padrão e luxo, exigindo, contudo, especialização e atenção às variações regionais. Incorporadoras se beneficiam da superação do INCC, indicando margens saudáveis e um ambiente favorável para novos empreendimentos, especialmente nas cidades em ascensão, mas devem realizar análises aprofundadas em regiões com desvalorização para mitigar riscos e otimizar retornos. Em suma, o mercado imobiliário brasileiro de lançamentos em 2025 mostra-se predominantemente aquecido, exigindo adaptação e estratégia dos profissionais do setor para capitalizar as oportunidades e navegar os desafios regionais.
Leia mais: https://www.datazap.com.br/indice-de-lancamentos-imobiliario-abril-2025-2/

Relatório FipeZAP Junho/2025: Locação comercial avança 4,34% no semestre.
O relatório FipeZAP de junho de 2025 destaca uma forte valorização nos preços de aluguel de imóveis comerciais, que subiram 4,34% no primeiro semestre, superando a inflação. Em contrapartida, os preços de venda avançaram de forma mais contida, apenas 1,68% no mesmo período. A rentabilidade do aluguel comercial atingiu 6,90% ao ano, indicando um mercado de locação aquecido e mais rentável em comparação com o setor residencial, Esse aquecimento no aluguel, apesar da deflação do IGP-M e da baixa inflação do IPCA, sugere uma retomada robusta da demanda por espaços físicos.
Este panorama pode representar uma boa oportunidade para imobiliárias e corretores focados em locação, que se beneficiam da alta demanda e da valorização dos contratos. Em contrapartida, para as incorporadoras, o cenário é um sinal positivo para futuros investimentos em imóveis comerciais destinados à renda, embora a valorização contida do ativo para venda exija uma análise criteriosa. A tendência sugere que a busca por espaços físicos para negócios está reaquecida, impactando diretamente a dinâmica do mercado imobiliário comercial. Em suma, o mercado imobiliário comercial se revela um terreno de oportunidades distintas, a locação em alta atrai investidores e impulsiona corretores, enquanto a modesta valorização da venda demanda maior prudência e revisão de estratégias de lançamento para incorporadoras, tornando a análise de viabilidade e a especialização fatores críticos de sucesso.
Leia mais: https://www.datazap.com.br/conteudos-fipezap/