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Soluções . Incorporadoras

Ferramentas para compreender motivações, quantificar opiniões e comportamentos

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Ferramentas para compreender motivações, quantificar opiniões e comportamentos

Trabalhamos com dados exclusivos do mercado, análises e pesquisas para impulsionar melhores decisões de investimento.
Oferecemos soluções orientadas por dados, que permitem determinar ou validar o produto ideal, precificação, oferta, demanda e toda perspectiva expandida no mercado imobiliário.

O Estudo de Mercado é uma visão completa sobre um produto imobiliário. Ele aborda o produto por meio de análises sociodemográficas, detalhamento da demanda e da oferta da área de interesse, análise de preços no entorno e análise comparativa com imóveis similares e próximos.

É o melhor e mais completo produto do DataZAP para entender as fortalezas e os pontos fracos de um imóvel. Especialistas do mercado imobiliário preparam o material gráfico e apresentam-no para o cliente explicando os detalhes e explicitando os insights.

A Ficha de Avaliação é o produto do DataZAP que visa explorar no detalhe a precificação de um imóvel. Além de precificarmos o imóvel informado, fazemos exercícios de tipologias alternativas, estudamos a variação de preço no entorno e fazemos o levantamento de comparáveis.

O exercício de tipologias alternativas consiste na precificação do imóvel informado considerando pequenas alterações virtuais como a adição de 1 dormitório, redução da metragem quadrada, desconsideração de equipamentos da área útil como piscina, adição de vagas e até mudanças de endereço. O fim deste exercício é estudar o impacto de tais alterações no preço do imóvel.

Este aprofundamento só é possível devido ao algoritmo de precificação do DataZAP que leva em conta o endereço no nível do número e as características do imóvel, seja da área comum (caso haja) seja as características privativas do imóvel. Nosso modelo de precificação é constantemente aperfeiçoado e tem precisão comparável aos melhores modelos desenvolvidos internacionalmente.

O Estudo de Empreendimento consolida as visões de precificação da Ficha de Avaliação com o incremento do dashboard de demanda que explora a geração de leads por faixa de preço, distância ao projeto e compara com similares.

As pesquisas primárias levantam informações através da coleta de dados, que pode ser feita remotamente, por meio da nossa base online de clientes, ou presencialmente, com pesquisa de campo. O método quantitativo é conclusivo e tem como objetivo quantificar um problema, mapear oportunidades e mensurar públicos/mercados.

Entre os métodos de pesquisas quantitativas mais comuns temos: Perfil de Demanda (mapeamento do perfil do consumidor, identificação de oportunidades, dimensionamento do mercado entre outros), Associação de Marca (dimensiona eficiência e atingimento de awareness, embasa estratégias de marketing e auxilia na intensificação de relacionamento com os consumidores) e Satisfação dos Clientes. Lembrando que na maioria das vezes as pesquisas quantitativas combinam diferentes métodos.

As pesquisas primárias, feitas de acordo com a necessidade de cada cliente, auxiliam no levantamento de informações através da coleta de dados, que pode ser feita remotamente, por meio da nossa base online de clientes, ou presencialmente, com pesquisadores indo à campo aplicar os questionários para o recorte demográfico desejado.

O modelo qualitativo de pesquisa leva em consideração algumas particularidades das pessoas que são entrevistadas de forma que oferece insights não quantificáveis devido à subjetividade que caracteriza as respostas. Uma qualitativa é conduzida de maneira exploratória, estimulando o entrevistado a dar sua opinião de forma mais extensa. É baseada em pequenas amostras para entendimento do ambiente do problema.

Para quem necessita de soluções bastantes específicas, o DataZAP conta com um time de especialistas capazes de elaborar metodologias para responder às mais diversas demandas. Por meio de nosso arsenal de economia, finanças, estatística e ciência da computação, elaboramos os estudos especiais para auxiliar na formação de estratégia, prover insumo quantitativo para gestão de ativos e entender dinâmicas de mercado. 

Os Estudos Especiais mais usuais costumam abordar: avaliação de impacto, análise macroeconômica e setorial, análise de risco e retorno e viabilidade econômico-financeira. Avaliação de impacto pode se referir ao surgimento, ou cessão, de uma amenidade urbana como uma estação de metrô ou um parque, a mudanças na regulação urbana que impeçam o crescimento da oferta de novos imóveis ou que estimule a oferta de novos imóveis. A viabilidade econômico-financeira (assim como a análise de risco e retorno) pode se referir à compra de um novo terreno e estar atrelada às perspectivas macroeconômicas e macrossetoriais.

Solução que monitora os dados de lançamentos imobiliários das principais regiões metropolitanas e cidades do Brasil. A solução é composta por um banco de dados espacial e relacional, onde é possível analisar séries de relatórios gráficos, mapas e pontos de interesse.

Disponibilizada via assinatura, a solução permite o acesso aos dados dos lançamentos imobiliários desde informações como valor praticado pelo mercado, estoque, absorção, evolução de preços ao longo do tempo até velocidade de vendas.

Por meio dos relatórios disponibilizados, é possível analisar séries temporais com dados segmentados e consolidados por intervalos tempo, assim como séries espaciais com dados segregados por bairros, cidades, regiões metropolitanas; entre outros.

A plataforma Onde Vale é o produto do DataZAP para avaliação de desempenho local do mercado imobiliário. Ela apresenta o panorama da região nos últimos 12 meses, o qual contém a metragem mais demanda, o preço mais demandado, o perfil da demanda em termos de números de dormitórios, além do histórico de preços da região e outros dados de anúncios que permitem entender o mercado local.

É possível contratar o acompanhamento do portfólio pela própria plataforma Onde Vale, o que possibilita que o usuário compare o desempenho do seu portfólio com o do mercado em geral.

O Onde Vale permite ainda o usuário ir ainda mais no detalhe. Os mapas de preço e demanda mostram a situação local da região em nível ainda mais desagregado (de 1 a 4 quadras em termos de área de agregação). Nesses mapas também é possível observar o próprio portfólio, o que possibilita um acompanhamento bastante crítico do desempenho deste portfólio. É possível ainda escolher quais tipologias considerar nos mapas, por exemplo, imóveis até 30 m² ou imóveis com mais de 150 m².

Para compreender melhor o perfil da demanda local, o Onde Vale ainda conta com mapas de Origem de leads e de Demanda Secundária, o qual mostra quais locais são procurados por quem dá lead na região estudada.

O Quanto Vale é um laudo (gerado de forma automática) oferecido por DataZAP que auxilia a tomada de decisão por meio da precificação do imóvel e comparação com os anúncios mais próximos (próximos em tipologia e endereço).

O laudo entrega a precificação do imóvel para Venda e Aluguel, além do intervalo de confiança da estimativa, isto é, um preço máximo e um preço mínimo para cada transação que ainda podem ser considerados alinhados com a estimativa.

A principal força do produto é a precisão, que se desdobra em 2 características: a precificação reage à especificação do número do endereço e à caracterização tipológica (área útil, número de dorms, etc) e a precisão da estimativa, a qual está em linha com os modelos internacionais mais precisos.

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