TALK TO A REPRESENTATIVE
Geo Análise

Geoimovel Report #18

12/01/2024
Geo Análise

Geoimovel Report #18

12/01/2024

Inflação: resultado é bom, mas acende alerta em 2024

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (11/1), a inflação no Brasil ficou dentro da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional, pela primeira vez depois de três anos. Em 2023, o IPCA foi de 4,62%. E segundo analistas do mercado, o resultado da inflação brasileira neste ano foi satisfatório, mas a aceleração do índice em dezembro é motivo de preocupação.

No último mês do ano passado, o IPCA ficou em 0,56%, ante 0,28% de novembro, e no acumulado de 12 meses, um índice de 4,54%.

Segundo André Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital, o dado de inflação de dezembro “veio pior que o esperado por causa da inflação de alimentos, que pressionou essa alta do índice”.

Maykon Douglas, economista da Highpar, avalia que “as pressões altistas mensais não diferiram muito do que temos visto nas últimas sondagens”. “A inflação veio mais espalhada do que em novembro e o maior impacto veio novamente dos preços de alimentos e bebidas, com destaque aos consumidos em domicílio, em razão da variação climática”, diz.

O IPCA terminou o ano com um nível qualitativo muito melhor que nos dois anos anteriores, com o efeito da política monetária restritiva. Mais uma vez, o IPCA na margem não trouxe grandes novidades ao Banco Central.”

https://www.metropoles.com/negocios/inflacao-resultado-e-bom-mas-acende-alerta-em-2024-dizem-analistas

Minha Casa, Minha Vida impulsiona mercado imobiliário e desempenho de construtoras na bolsa

Com as mudanças realizadas no Minha Casa, Minha Vida, o programa habitacional vem desempenhando um papel crucial no crescimento do mercado imobiliário. Paralelamente, o índice que avalia a valorização das ações do setor lidera o aumento na Bolsa de Valores de São Paulo. As vendas de imóveis residenciais nos primeiros dez meses de 2023 registraram um expressivo crescimento de 23,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionadas principalmente pelo referido programa federal.

Dos 126.774 empreendimentos comercializados, 70,3% fazem parte do novo Minha Casa, Minha Vida. Entre janeiro e outubro, o volume de unidades comercializadas dentro do programa social, apresentou um aumento de 27,3%, totalizando 89.126 imóveis. 

Especialistas destacam que o desempenho positivo do Minha Casa, Minha Vida reflete as medidas implementadas para ampliar o acesso à moradia para famílias de menor renda. 

https://www.brasil247.com/economia/minha-casa-minha-vida-impulsiona-mercado-imobiliario-e-desempenho-de-construtoras-na-bolsa

Mercado imobiliário do Rio termina ano de 2023 com crescimento de 13%

O mercado imobiliário do Rio terminou o ano de 2023 com crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Segundo um levantamento feito pela Brasil Brokers, empresa de consultoria imobiliária, o volume de transações é o segundo maior dos últimos dez anos,ficando atrás apenas para 2021.

A pesquisa mostra que as transações envolvendo apartamentos dominam a lista, representando 76,6% das movimentações, seguidas por casas, com 10,2%, e salas comerciais, com 9,7%.

Os dados analisados indicam, ainda, que o valor médio de compra e venda de imóveis na cidade do Rio oscilou positivamente pelo terceiro ano consecutivo, ficando próximo a R$7.000,00  por metro quadrado.

O Centro do Rio de Janeiro foi o que teve maior crescimento no número de transações ao longo de 2023, com 53,3%, seguido pelas Zonas Norte (18,4%), Sul (12,7%) e Oeste (3,3%).

Segundo as projeções, a Zona Sul do Rio deve seguir com o maior valor médio de venda entre as regiões da cidade, girando em torno de 13 mil reais por metro quadrado. 

https://www.band.uol.com.br/bandnews-fm/rio-de-janeiro/noticias/mercado-imobiliario-do-rio-termina-ano-de-2023-com-crescimento-de-13-16658989

Uma marca