FALE COM O ESPECIALISTA
Geo Análise

Geoimovel Report #15

15/12/2023
Geo Análise

Geoimovel Report #15

15/12/2023

Copom corta taxa Selic de 12,25% para 11,75% ao ano e projeta novos cortes em 2024

Na última quarta-feira 13/12, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu reduzir, a taxa Selic, em 0,5 ponto percentual, de 12,25% ao ano para 11,75% ao ano.Este foi o quarto corte seguido na taxa, que começou a recuar em agosto deste ano. 

Em 11,75%, a taxa chegou ao menor nível desde o início de março de 2022 – quando estava em 10,75% ao ano.

No comunicado divulgado após o encontro, o comitê voltou a sinalizar que poderá cortar novamente a Selic neste mesmo patamar – 0,5 ponto porcentual – nos próximos encontros.

“Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”.

Além da divulgação da queda da taxa Selic, na terça-feira (12), o (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, subiu 0,28% em novembro, com uma inflação acumulada no ano de 4,04%.

Apesar da alta em novembro, a inflação neste ano está dentro do intervalo das metas de inflação perseguidas pelo BC. Para 2023, a meta central de inflação foi fixada em 3,25% pelo Conselho Monetário Nacional e será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%.

A próxima reunião do COPOM para avaliar novos cortes na Selic está marcado para os dias 30 e 31 de Janeiro. 

https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/12/13/copom-corta-taxa-selic-de-1225percent-para-1175percent-ao-ano-na-ultima-reuniao-de-2023.ghtml

Mercado Imobiliário acompanha crescimento de Indaiatuba

A cidade de Indaiatuba, localizada na Região Metropolitana de Campinas (RMC) vem sendo destaque nos últimos anos, como um polo de crescimento demográfico, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE, a cidade teve um crescimento de 27% nos últimos 12 anos, tornando-se a localidade com maior aumento populacional na RMC.

Esse crescimento tornou Indaiatuba uma metrópole em ascensão, com desafios e oportunidades únicas no cenário imobiliário. E no contexto de expansão de Indaiatuba, a Perplan,construtora de Ribeirão Preto, acompanha o desenvolvimento da cidade e proporciona oportunidades de investimento imobiliário. O mais recente empreendimento da Perplan, que será lançado no bairro Park Merak, em Indaiatuba, é um projeto concebido em conformidade com as diretrizes de desenvolvimento urbano da cidade, que levou em consideração o notável aumento populacional observado nos últimos anos.

Rodrigo Camargo, diretor comercial e de marketing da Perplan, disse que o novo empreendimento da Perplan é uma resposta à crescente demanda por soluções habitacionais e por ser uma cidade em expansão, localizada em uma região com um PIB alto e universidades e, também, ser referência em segurança.

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/especial-publicitario/perplan/perplan/noticia/2023/12/11/mercado-imobiliario-acompanha-o-crescimento-de-indaiatuba-sp.ghtml

Mercado de Guarulhos segue em expansão

O mercado imobiliário de Guarulhos segue em expansão em 2023 e a tendência é que o setor alcance bons números no ano que vem. Os tipos de imóveis tanto para venda quanto locação variam muito, sendo oferecidas diversas oportunidades em todas as regiões da cidade.

Segundo o levantamento, 34,4% das propriedades vendidas em outubro estavam situadas na periferia das cidades, 30,1% nas áreas nobres e 35,5% nas regiões centrais.

Com relação às modalidades de venda, 26,8% foram financiadas pela Caixa Econômica Federal e 29,3% por outros bancos, 12,2% dos negócios foram fechados à vista e 22% parcelados diretamente pelos proprietários e 9,8% por consórcios.

O valor de aluguel de apartamentos ficou em até R$1.250,00; para imóveis com até dois dormitórios e área útil de 51 até 100 m².

 Os dados fazem parte da Pesquisa do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), que comparou os mercados de venda e locação de casas e apartamentos em outubro com os resultados obtidos em setembro.

https://www.guarulhoshoje.com.br/2023/12/06/mercado-imobiliario-de-guarulhos-segue-em-expansao/

Uma marca