FALE COM O ESPECIALISTA
Geo Análise
Geoimovel Report #27
15/03/2024
Geo Análise
Geoimovel Report #27
15/03/2024

Valorização e oportunidades de investimento no mercado imobiliário neste ano

As perspectivas para 2024 são particularmente animadoras quando o assunto é compra de imóveis e/ou investimentos na área.
De acordo com entidades do setor, há em curso uma projeção de expansão nos lançamentos e nas vendas de imóveis na capital paulista para este ano. Além disso, o atual cenário macro apresenta sinais que podem respingar de forma positiva na dinâmica de oferta e demanda.
E quando falamos em expectativas, temos que levar em conta uma série de fatores promissores que apontam para um cenário de valorização do setor imobiliário. E um dos principais impulsionadores desse otimismo é o aquecimento da construção civil, que parece estar se intensificando em 2024.
Em um cenário mais macro, ao analisarmos os dados de 2023, também é possível observar um processo de recuperação do segmento imobiliário, impulsionado, em grande parte, pela reformulação do Programa Minha Casa Minha Vida e pela queda da inflação.
Além disso, há fatores que contribuíram para a retomada do otimismo no setor, como a queda dos custos de construção e a estabilização dos preços dos materiais, após um período de incertezas e escassez ao longo do pós-pandemia.

https://www.moneytimes.com.br/conteudo-de-marca/valorizacao-e-oportunidades-de-investimento-veja-o-que-esperar-do-mercado-imobiliario-neste-ano-lbrd2rb021/

Setor imobiliário tem bons resultados com apoio do governo

As incorporadoras e imobiliárias comemoraram, nesta quarta-feira,13/03, o resultado de um levantamento realizado por especialistas do mercado imobiliário, que aponta o recorde de vendas de imóveis novos, no ano passado. Mais de 160 mil unidades foram comercializadas entre janeiro e dezembro de 2023, no maior volume de vendas desde o início da série histórica, há uma década.

O levantamento contou com a estrutura da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) na apuração realizada junto a 20 empresas associadas. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve crescimento de 32,6%.

A equipe econômica do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda uma correção do saldo do fundo de garantia, levada ao parecer do Supremo Tribunal Federal (STF), a ser definida nos próximos meses. A ação, de relatoria do ministro Luís Roberto Barroso, questiona se a fórmula de atualização monetária do FGTS, que utiliza a Taxa Referencial (TR) mais juros de 3% ao ano, deve ser substituída por um índice que reflita a inflação.

E mais uma mudança no FGTS, prevista ainda para este mês, é aguardada pelo setor. O governo deve destravar o uso do FGTS Futuro na compra da casa própria na próxima terça-feira. A medida libera o uso dos depósitos futuros dos empregadores no fundo do trabalhador para compor renda e ajudar a pagar as prestações do financiamento contratado pelo MCMV.

A iniciativa passará por um período de teste, direcionado a famílias que compõem a faixa 1 do programa habitacional (com renda mensal de até R$2.640). Depois, o governo pretende avaliar a possibilidade de atender a todos os grupos, até o limite de renda familiar de R$8 mil. A expectativa do governo é que cerca de 60 mil famílias com renda de até dois salários mínimos sejam beneficiadas anualmente pela medida.

https://e.correiodobrasil.com.br/a/bons-resultados-animam-setor-imobiliario-apoio-governo

Mercado imobiliário em ascensão no Rio

O mercado imobiliário carioca registrou a venda de 5.728 imóveis no quarto trimestre de 2023, resultado considerado o melhor da última década, de acordo com Marcos Saceanu, presidente da Ademi-RJ (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário). “Para efeitos de comparação, no quarto trimestre de 2020, que até então havia apresentado o melhor resultado dos últimos dez anos, tivemos 5.271 unidades vendidas”, afirma Saceanu.

Já os lançamentos somaram 5.896 unidades no último trimestre do ano passado, na comparação com os 6.033 imóveis do mesmo recorte de 2020. Com isso, na avaliação de Saceanu, há um cenário fértil e otimista para mais lançamentos na cidade.

https://odia.ig.com.br/colunas/panorama-imobiliario/2024/03/6808240-mercado-imobiliario-em-ascensao-no-rio.html

Uma marca