FALE COM O ESPECIALISTA
Geo Análise
Geoimovel Report #28
22/03/2024
Geo Análise
Geoimovel Report #28
22/03/2024

Com IA, edifícios podem nos ensinar a descarbonizar

No último dia 16/03 celebramos o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. E não existe momento mais oportuno para essa reflexão.

O setor imobiliário responde por cerca de 40% das emissões globais de CO2. Essa marca negativa se deve, em primeiro lugar, à cadeia produtiva altamente poluente dos insumos usados na construção civil, concreto e aço em particular.

Para pensarmos em métodos de descarbonização do mercado imobiliário, pensamos pensar três pontos distintos, os imóveis antigos, imóveis construídos recentemente e futuros empreendimentos.

Imóveis novos tendem a sair na frente no quesito sustentabilidade. Existe um esforço do mercado para atender a esses critérios, e quem acompanha os anúncios do setor viu crescer exponencialmente o uso de termos como “eficiência energética”, “fachada ventilada”, “placas fotovoltaicas” e assim por diante.

Já para imóveis mais antigos, a margem de manobra é pequena. É necessário investir, sim, na modernização dessas casas e edifícios, com atualização de redes elétricas, instalação de placas de energia solar, mas há um número finito de reformas e alterações que cada projeto comporta, E a tecnologia pode ser uma aliada poderosa, ferramentas de inteligência artificial (IA) são capazes de “ler” informações, identificar padrões de comportamento e consumo, de avaliar o desempenho dos equipamentos prediais, de aprender (e indicar) o que funciona e o que não funciona em um imóvel.

https://imoveis.estadao.com.br/artigos/com-ia-edificios-podem-nos-ensinar-a-descarbonizar/

Mercado vê crescimento econômico e inflação mais altos em 2024

Na última terça-feira 19/03, foi divulgado o novo boletim Focus, onde analistas consultados pelo Banco Central elevaram suas projeções para inflação e o crescimento econômico este ano.

O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou que a expectativa para a alta do IPCA em 2024 subiu em 0,02 ponto porcentual, para 3,79%. Para 2025 a projeção foi elevada em 0,01 ponto, a 3,52%, enquanto para os dois anos seguintes seguiu em 3,50%.

A pesquisa semanal mostrou ainda que o mercado manteve a expectativa de novo corte de 0,50 ponto percentual na taxa básica de juros, encerrando 2024 a 9,0% e 2025 a 8,50%, cenário que também não sofreu alterações.

https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2024/03/19/mercado-passa-a-ver-crescimento-e-inflacao-mais-altos-em-2024-mostra-focus.htm

Vila Mariana é um dos bairros mais desejado em São Paulo

O bairro da Vila Mariana pode ser considerado um dos bairros mais caros de São Paulo para se morar, quando analisamos preços de venda e locação.

Os imóveis à venda na região podem variar muito, iniciando em 280 mil e podendo chegar até a 19,5 milhões. Já os aluguéis, possuem média de R$4 mil.

O bairro fica ainda mais atrativo quando procuramos atividades para fazer na região, próximo ao Parque do Ibirapuera e, consequentemente, próxima a atrações como o Museu de Arte Moderna, Museu de Arte Contemporânea e o Museu Afro Brasil.

Somam-se a eles os espaços culturais da Cinemateca, que conta com mais de 200 filmes, até aqueles mais antigos, como uma produção datada de 1895.

https://exame.com/mercado-imobiliario/vila-mariana-conheca-um-pouco-mais-de-um-dos-bairros-queridinhos-de-sao-paulo/

Uma marca