FALE COM O ESPECIALISTA
Geo Análise

Geoimovel Report #32

19/04/2024
Geo Análise

Geoimovel Report #32

19/04/2024

Novas gerações estão transformando o mercado imobiliário

Uma pesquisa aponta um crescimento na preocupação com a crise climática. Embora fatores financeiros sejam primordiais, seis em cada dez dos entrevistados se dispõem a pagar mais por um produto ou serviço sustentável. Há também fortes sinalizações de que hábitos mudarão pelos próximos anos: 33% dos millennials e 35% dos geração Z não dirigem, e outros 26% de cada faixa pretende abandonar o carro no futuro próximo; 44% e 41%, respectivamente, querem comprar um carro elétrico; e mais de 40% de ambos os grupos pretendem tornar o consumo de energia em suas casas mais eficiente.

O mercado imobiliário não pode ficar indiferente a esse realinhamento de expectativas. É preciso atualizar continuamente a lista de atrativos dos empreendimentos, tendo em vista esse novo consumidor que trabalha mais de casa, consome menos, não se desloca de automóvel ou possui um carro elétrico e valoriza mais seu tempo de lazer. Mas, sobretudo, é preciso “falar a sua língua”, compreender verdadeiramente suas prioridades.

Esse é um movimento que já está ocorrendo, mas seu ritmo precisa ser acelerado. Millenials e Gen Z são justamente os grupos que mais entrarão no mercado imobiliário nos próximos anos, seja porque conseguiram construir riqueza, seja porque irão herdar o patrimônio adquirido por seus pais e familiares. É crucial que essas gerações encontrem um mercado que saiba acolher suas expectativas ou, dito de outro modo, que conheça bem sua lista de prioridades.

Essa entrevista foi concedida pelo VP de novos negócios e incorporadoras do Grupo OLX, Marcelo Dadian.

https://exame.com/colunistas/genoma-imobiliario/novas-geracoes-estao-transformando-o-mercado-imobiliario

Goiânia já é o terceiro maior mercado imobiliário do País em VGV

O suprassumo do luxo no mercado imobiliário goiano é um retrato da dinâmica do alto padrão na cidade. Boa parte do dinheiro que roda em Goiânia vem do agronegócio – que cresceu 15% entre 2022 e 2023 e foi, mais uma vez, a locomotiva da economia brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas nem só de agro vive a cidade. Localizada no coração do País, Goiânia se tornou o maior polo de serviços da região. Hospitais de ponta, escolas e universidades, pólo logístico, restaurantes e comércio atraem a elite da capital, do interior de Goiás e de estados vizinhos do Centro-Oeste e do Norte do País.

A região metropolitana de Goiânia é a que mais cresceu nos últimos 12 anos, segundo o IBGE, e o mercado imobiliário tem acompanhado o crescimento acelerado da cidade. Nos cálculos do FipeZAP, Goiânia é a segunda capital com maior alta acumulada nos preços de venda nos últimos 12 meses, atrás apenas de Maceió (AL).

Na última década, o valor geral de vendas (VGV) dos empreendimentos em Goiânia saltou 126%, de R$2,6 bilhões em 2014 para quase R$6 bilhões em 2023. Os dados são da pesquisa da Ademi-GO, realizada pelo Instituto Brain. Com o avanço do último ano, o mercado imobiliário goiano já é o terceiro maior do País em VGV, atrás apenas de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

https://exame.com/mercado-imobiliario/luxo-na-capital-do-agro-construtoras-miram-alto-padrao-para-conquistar-goiania

Balneário Camboriú prevê nova onda de valorização nos imóveis em até 200%

Balneário Camboriú já tem o metro quadrado mais valorizado do país, e deve ser impactada nos próximos meses por um um novo salto de desenvolvimento que vai impulsionar tanto o mercado imobiliário, como o setor de turismo. A novidade é uma proposta de alteração no Plano Diretor para implantar um modelo quase inédito no Brasil que permite áreas destinadas a hotéis dentro de prédios residenciais.

Para o especialista em mercado imobiliário de alto padrão, Renato Monteiro, a mudança no Plano Diretor vai impactar positivamente a cidade nos próximos anos, já que irá gerar a qualificação na rede hoteleira, assim como acontece com a construção civil. “Com essa novidade, Balneário Camboriú vai ganhar uma rede hoteleira moderna e de alto padrão,  já que os empreendimentos da cidade são referência nacional e internacional pela sofisticação. Com opções de hospedagens que vão atender as necessidades de um público mais exigente, a cidade vai atrair um turismo mais qualificado e com maior poder aquisitivo, o que reflete diretamente no mercado imobiliário, inclusive, com valorização dos imóveis que pode chegar a até 200% nos próximos cinco anos”, afirma Renato.

A previsão é que até o final de abril as mudanças no Plano Diretor sejam  apresentadas à comunidade em audiências públicas para depois o projeto de lei ser remetido para a aprovação na Câmara de Vereadores.

https://omunicipio.com.br/andre-groh-balneario-camboriu-preve-nova-onda-de-valorizacao-nos-imoveis-em-ate-200-entenda

Uma marca