FALE COM O ESPECIALISTA
Radar Imobiliário
34ª Edição – Radar Imobiliário
25/01/2024
Radar Imobiliário
34ª Edição – Radar Imobiliário
25/01/2024

Conheça a demanda e a variação de preços no mercado de venda e locação, explorando o desempenho dos bairros e a evolução do Ranking top 10 bairros mais procurados nos últimos anos, com ênfase nos imóveis residências anunciados nos portais do Grupo OLX na cidade de São Paulo (SP).

São Paulo

A cidade que não pode parar

Segundo o resultado do Censo de 2022, a cidade de São Paulo tem uma população  estimada de 11.451.999 habitantes, considerando o seu território isso dá uma densidade demográfica de 7.528,26 habitantes por quilômetro quadrado. Sendo assim, a capital não apenas representa a maior população do Brasil, mas também enfrenta desafios e oportunidades únicas em seu mercado imobiliário residencial. 

O constante influxo de novos moradores, combinado com a diversidade de perfis e necessidades habitacionais, confere ao mercado residencial da cidade uma dinâmica única. A busca por moradias que atendam às demandas variadas dessa população expressiva cria um cenário competitivo e em constante evolução, onde a demanda de residências reflete não apenas as tendências do setor, mas também a rica diversidade cultural da metrópole paulista. Assim se destaca a relevância estratégica do mercado imobiliário residencial como um componente essencial no desenvolvimento e na identidade urbana de São Paulo.

A partir dos dados encontrados neste relatório é possível perceber a dinâmica do mercado imobiliário residencial. Para locação, por exemplo, já encontramos indícios do retorno da tendência de compactação, com o crescimento entre 2021 a 2023 da procura ponderada em relação à oferta por imóveis residenciais com menos de 50m² e imóveis sem vaga de garagem. Para o mercado de compra e venda o crescimento se reflete nesse período para imóveis entre 2 a 3 dormitórios.

Vila Mariana e Itaim Bibi seguem com as primeiras posições de bairros mais desejados, seja para locação ou compra. Porém, alguns bairros nos últimos 5 anos tiveram uma trajetória de crescimento e se destacam como oportunidades para o mercado, localizados na Zona Norte, o bairro Santana que era o 15º bairro mais procurado em 2019 e cresce seis posições e em 2023 passa a ocupar a 9ª posição, compondo o top 10 bairros mais demandados para compra.  No mercado de aluguel, Pirituba que estava na 34ª posição dos bairros mais desejados para locação em 2019, salta para a 7ª posição em 2023.

Essas são algumas das informações contidas neste relatório, no qual procuramos explorar a dinâmica instigante do mercado imobiliário residencial na capital paulista, oferecendo insights valiosos para compreender sua complexidade e evolução.

Larissa Gonçalves, em nome do DataZAP

Uma marca