FALE COM O ESPECIALISTA
Radar Imobiliário

38ª Edição – Radar Imobiliário

27/05/2024
Radar Imobiliário

38ª Edição – Radar Imobiliário

27/05/2024

Conheça a demanda e a variação de preços no mercado de venda e locação, explorando o desempenho dos bairros e a evolução do Ranking top 10 bairros mais procurados nos últimos anos, com ênfase nos imóveis residências anunciados nos portais do Grupo OLX na cidade de Belo Horizonte (MG).

Belo Horizonte

Legado histórico em constante formação

Ano após ano, o mercado imobiliário de Belo Horizonte apresenta padrões interessantes tanto para compra e venda, quanto para locação de imóveis residenciais. No primeiro caso, a edição de abril de 2024 do Radar Imobiliário do DataZAP revela a dispersão dos leads, que se espalham pelas diversas zonas administrativas da capital mineira. Apesar disso, locais como Buritis, Sagrada Família, Castelo e Santa Amélia se destacam, refletindo mais buscas por imóveis residenciais nesta região, com uma demanda mais aquecida em relação às demais. Quando olhamos para os preços, notamos que Goiania e Bandeirantes também têm seu destaque, sendo os locais cujos preços do metro quadrado (para venda) apresentaram maior variação positiva. Esses destaques em bairros diferentes refletem um mercado heterogêneo e uma demanda diversificada dos imóveis residenciais belorizontinos.

Adentrando um pouco mais nas preferências dos interessados em adquirir um imóvel, logo observamos uma predileção por imóveis de até 50m², com dois dormitórios, sem vagas de garagem e sem suítes. Tais preferências revelam como os interessados têm buscado dinamismo e maior praticidade na hora de adquirir um imóvel residencial em Belo Horizonte.

O panorama para o mercado de locação, em abril de 2024, foi similar ao observado no mercado de compra e venda, também bastante heterogêneo. No cenário de locação, para além daqueles bairros que se destacaram em venda, destacam-se também Lourdes, Savassi e Planalto. Quanto às preferências dos interessados em alugar, novamente vemos uma predileção por imóveis compactos e com dois dormitórios, além de aumento da procura por imóveis sem suítes e sem vagas de garagem nos últimos anos, alinhado a um estilo de vida urbano que somente a capital mineira pode oferecer.

Desse modo, o mercado imobiliário belorizontino vai se moldando, ano a ano, às novas demandas de uma cidade planejada, mas em constante evolução.

Ana Tedesco, em nome do DataZAP

Uma marca